skip to Main Content

Arquitectura Positiva

ARQUITECTURA POSITIVA é uma marca propriedade do Grupo Preceram que pretende reflectir sobre o papel da arquitectura nas principais questões do nosso tempo.

ARQUITECTURA POSITIVA procura o debate interdisciplinar das cidades. Fomenta o debate sobre o ambiente, a arquitectura, a sustentabilidade, os materiais, a saúde e a inovação assente na interdisciplinaridade e na partilha de conhecimento. As Alterações Climáticas são a questão fundamental do nosso tempo. Outras preocupações como a segurança, a justiça, a economia, saúde ou a educação também constituem problemas que ameacem directamente a nossa sobrevivência. É obrigatório promover o diálogo multidisciplinar com vista a sensibilizar políticos, a modificar comportamentos, a corrigir trajectórias para um bem comum.

A 1ª conferência internacional – “O papel da Arquitectura na mudança ambiental – Cidades do Futuro” aconteceu em Lisboa em setembro de 2019 no Centro Cultural de Belém e procurou reflectir sobre o papel da arquitectura nas principais questões do nosso tempo: o impacto da arquitectura no planeta, a influência do clima na arquitectura, a sustentabilidade dos materiais, a segurança e o seu impacto na qualidade de vida das populações.

Agenda

13 Julho 2020 - Online

A arquitectura e os materiais com rentabilidade máxima
“ISOLAMENTOS TÉCNICOS” – CASE STUDIES
Módulo I: Eng. Ávila e Sousa, CMO grupo Preceram

26 Setembro 2019 - Centro Cultural de Belém

1ª Conferência Internacional
CIDADES DO FUTURO
O papel da Arquitectura na mudança ambiental

Arquivo

26 Setembro 2019 - Centro Cultural de Belém

1ª Conferência Internacional
CIDADES DO FUTURO
O papel da Arquitectura na mudança ambiental

1ª Conferência Internacional

Cidades do Futuro

O papel da Arquitectura na mudança ambiental

26 Setembro 2019
Centro Cultural de Belém

Painel 1

CIDADES, DO PECADO À REDENÇÃO

ORADORES:
Baltazar Nunes – Investigador auxiliar no Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, Professor auxiliar convidado na área de disciplinas de Estatística e Epidemiologia da Escola Nacional de Saúde Pública;

Marco Morais – Especialista em Sistemas de Informação Geográfica no Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa

Susana Gonçalves – Directora do Departamento de Proteção Civil de Matosinhos

Leonel Sandoval – Arquitecto, Comissário da Ordem dos Arquitectos na Comissão Técnica da “Emergência e Catástrofes”

Com a Moderação Maria Anderson – Engenheira Geóloga, Presidente da ONG REDE, Técnica Superior no IPMA, Açores.

COMO FOI?

Painel 2

ACUMULAÇÃO, ARQUITECTURA E CIDADE

ORADORES:
Arq.º Bruno Gomes Marques – Arquitecto Coordenador da Comissão Técnica “Sustentabilidade, Energia e Conforto” da Ordem dos Arquitectos

Arq.ª Teresa Marat-Mendes – Arquitecta Professora Auxiliar de Arquitectura e Urbanismo no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Investigadora do DINÂMIA’CET-IUL

Professor Daniel A. Barber – Arquitecto Professor na PennDesign, Universidade de Pennsylvania, Filadélfia, EUA.

Com a moderação do Arq.º Nuno Grancho – Investigador integrado pós graduado em Arquitectura e Urbanismo no DINÂMICA’CET-IUL Instituto Universitário de Lisboa.

COMO FOI?

Parceiros

Ordem dos Arquitectos

A Ordem dos Arquitectos é a associação pública portuguesa para a profissão de arquitecto e para a arquitectura.

Foi criada em 1998, através do Decreto-Lei nº176/98, de 3 de Julho, sendo fiel depositária de uma longa história associativa cuja origem formal remonta a 1863.

Representa todos quantos exercem a profissão de arquitecto em Portugal – mais de 20 000 portugueses e estrangeiros – e regula o respectivo exercício. De igual modo, promove e defende a arquitectura dentro e fora de fronteiras.

A OA tem sede nacional em Lisboa e sedes regionais no Porto e em Lisboa, onde funcionam as respectivas Secção Regional do Norte e Secção Regional do Sul. Tem, também, Delegações e Núcleos em todo o País.

Ao promover e defender melhores condições para o exercício da profissão de arquitecto, a Ordem dos Arquitectos procura garantir a qualidade e sustentabilidade do ambiente construído em Portugal, enquanto direito e bem-comum de todos os portugueses.

TSF

A TSF é uma das principais marcas de referência no jornalismo.

A TSF é uma rádio de referência nacional no jornalismo e a única rádio de informação privada da Europa. Ao longo da sua história soube reinventar-se e antecipar as novas tendências tecnológicas, estando presente em multiplataforma (on air e online).

Da economia à política, da saúde ao humor, da vertente social ao desporto, a TSF procura ser útil e relevante para o público em geral, seja ele ouvintes, anunciantes ou seguidores nas redes sociais. Distinguindo-se pela atualidade e pelo dinamismo das suas reportagens e conteúdos noticiosos e pela irreverência dos seus programas de humor.

O ADN da TSF sempre se pautou por valores como a credibilidade, a isenção, o rigor, a confiança, a competência, o prestígio e a qualidade. É com este compromisso que a TSF, por uma boa notícia, vai até ao fim da rua, até ao fim do mundo.

Grupo Preceram

Com origem no negócio da cerâmica estrutural, o Grupo Preceram, de capital nacional e natureza familiar, abarca hoje seis unidades de produção distintas na zona centro de Portugal.

A sustentabilidade está presente em todos os processos e ciclo de vida dos materiais de construção fabricados pelas empresas do Grupo Preceram: desde a obtenção da matéria‑prima à reciclagem no pós-obra. Conciliar o progresso e o crescimento económico com uma adequada preservação e protecção do meio ambiente é um objectivo declarado do Grupo.

Todo os produtos são desenvolvidos para serem soluções que tragam mais-valia para a arquitectura e para as pessoas. É de extrema importância que, na construção de edifícios, se escolham os materiais mais adequados, que contribuam para a saúde e bem estar e promovam a redução dos consumos de energia.

A Preceram – Indústrias de Construção, S.A. (empresa que deu origem e denominação ao grupo) e a Preceram Norte – Cerâmicas, S.A. são as maiores produtoras de tijolo cerâmico em Portugal.
https://www.preceram.pt

A Argex – Argila Expandida, S.A. é uma moderna unidade industrial que produz argila expandida de alta qualidade.
http://www.argex.pt

A Só Argilas – Comércio de Barros, S.A. dedica-se à exploração, extracção e comercialização de argilas em bruto e de barros preparados.
https://www.soargilas.pt

A Gyptec Ibérica – Gessos Técnicos, S.A. dedica-se à produção de placas de gesso através de métodos não poluentes e ambientalmente sustentáveis.
https://www.gyptec.eu

A Volcalis – Isolamentos Minerais, S.A. dedica-se à produção de lã mineral através de um processo produtivo absolutamente inovador e único em Portugal.
https://www.volcalis.pt

Ficha Técnica

Coordenação e Marketing: Ordem dos Arquitectos
Direcção técnica 1ª Conferência Internacional: Maria Anderson e Nuno Grancho
Design: DDLX, studio
Parceiro divulgação 1ª Conferência Internacional: TSF
Arquitectura Positiva é um evento propriedade do Grupo Preceram

Textos sem acordo ortográfico

Back To Top