skip to Main Content

Ao longo dos tempos o homem sempre tentou encontrar os materiais perfeitos, nomeadamente para construção. Materiais como o barro e a terra, a palha, a rocha e a água sempre foram usados, no entanto a evolução tecnológica levou estas matérias-primas a níveis de qualidade e funcionalidade muito elevados.

Pensemos, por exemplo, no betão. O betão existe há milhares de anos, contudo hoje é possível utilizá-lo de uma forma mais conhecedora e retirar dele as melhores características permitindo a sua utilização (juntamente com outros materiais, como o aço) em obras de muito grandes dimensões, como pontes ou edifícios altos.

Há materiais assim, que vão evoluindo e que atingem desempenhos muito elevados, mesmo para os padrões de hoje. Sim, porque também é claro que as necessidades de hoje nada têm que ver com as de há 50 anos atrás. Há 50 anos atrás quase não se falava de eficiência energética, de conforto e saúde dentro dos edifícios, não se falava em pegada ecológica ou sustentabilidade…enfim, não só as pessoas exigiam menos, como o conhecimento técnico era menor e os recursos eram vistos como infinitos.

Hoje, a população exige boas construções, com conforto e com um consumo inteligente da energia. As novas gerações têm preocupações ambientais maiores e felizmente tem havido uma grande evolução por parte da indústria e das instituições. Não basta produzir materiais de construção de qualidade e com bons desempenhos, hoje tendemos para produzir materiais cada vez mais sustentáveis, com menor pegada ecológica, menor consumo energético na sua produção e produzidos localmente.

  • Eficiência Energética – Isolamento térmico

Um dos principais requisitos para se projetar e construir um edifício energeticamente eficiente é isolar termicamente toda a envolvente opaca. Ou seja, usar um bom isolamento térmico nas paredes, coberturas e pavimentos, mas “chapéus há muitos…” e isolamentos térmicos também. Apenas alguns, para além do isolamento térmico, permitem o isolamento acústico em simultâneo. Esta é uma característica fundamental, não para a eficiência energética dos edifícios, mas para o conforto e saúde dos seus utilizadores.

  • Conforto e Saúde – Isolamento acústico

Numa época em que mais de 70% da população mundial vive em cidades não é possível desprezar os efeitos do ruído. E não apenas o ruído dos automóveis, mas também o ruído dentro dos edifícios. Não é possível viver de forma confortável e saudável com os níveis sonoros nas cidades de hoje. Por isso é obrigatório ter isolamento acústico nas nossas casas, escritórios, escolas.

  • Conforto e Saúde- Qualidade do ar interior

Muitos materiais que são utilizados no interior como, por exemplo algumas tintas, têm impactos significativos na qualidade do ar interior respirado. Libertam agentes químicos (como COV’s, compostos orgânicos voláteis) prejudiciais à saúde e por isso tem-se tentado desenvolver materiais de construção com o mínimo destes compostos.

  • Preocupação ambiental – Sustentabilidade

Mas continuando a saga pela perfeição… para além de um produto que seja um bom isolamento térmico e acústico, também queremos que seja sustentável. Ou seja, que utilize como matéria-prima matérias sustentáveis, que seja produzido o mais próximo possível do local da obra, que seja duradouro e reciclável. O facto de um material melhorar a eficiência energética de um edifício também permite que esse edifício se torne mais sustentável, com um consumo inteligente de energia e sem perdas desnecessárias.

A questão continua a impor-se, mas esse material existe?

  • Durabilidade – Resistência ao fogo

Outra mais-valia que um material de construção pode ter é sua resistência ao fogo. Com a construção em altura as preocupações com o fogo são crescentes. Infelizmente houve vários incêndios em edifícios altos que realçaram a importância da resistência ao fogo dos materiais de construção. E não precisamos de pensar em casos fora do país, em Portugal também tem havido acidentes.  

 

Não seria perfeito ter uma só solução para todos estes problemas? Pois há!  

A lã mineral VOLCALIS é um produto produzido com os mais inovadores processos industriais no centro do país. A sua produção utiliza matérias naturais e ecológicas, à base de areia e ligante de origem biológica. O produto permite reduzir as emissões de CO2 associadas ao seu transporte, já que é altamente compressível e reduz em cerca de 10 vezes o número de transportes necessários.

A lã mineral VOLCALIS não liberta poluentes voláteis pelo que é inócua para a saúde. Ainda permite fazer o isolamento térmico, melhorando a eficiência energética do edifício, reduzindo a fatura energética e consequente a emissão de gases com efeito de estufa. Como possui capacidade de isolamento acústico melhora a qualidade de vida e saúde das pessoas e ainda aumenta a resistência ao fogo do edifício.

É um produto completo que vai querer ter na sua construção. 

 

Back To Top