skip to Main Content

Imobiliário de luxo é um conceito mais complexo do que à partida imaginamos, não é apenas a localização exclusiva, os acabamentos de elevada qualidade, as vistas deslumbrantes, a imensa luz natural ou a tecnologia. Um imóvel de luxo não o é apenas devido aos serviços disponíveis como piscinas, porteio 24h, ginásio, lavandaria, etc.

De que vale tudo isto se o espaço não for verdadeiramente confortável?

Todas as características acima são de luxo porque dão ao utilizador uma sensação de conforto, exclusividade, ascensão social, estatuto, descanso, privacidade e segurança. O luxo é feito da atenção ao pormenor, e todos os pormenores contam, mas o conforto não é apenas um pormenor. O conforto é essencial!

Ninguém pagará muitos milhares de euros para se sentir desconfortável no seu espaço. E hoje o conforto abrange áreas que ultrapassam o seu tradicional conceito, o conforto tem agora muitas variáveis.

Em paralelo, a consciência ecológica dos possíveis clientes é cada vez mais apurada e informada. Os clientes do imobiliário de luxo valorizam um edifício que cumpre elevadas exigências de sustentabilidade, desde a escolha dos materiais na sua construção até ao desempenho do imóvel durante a sua vida útil. Existem já em Portugal alguns imóveis de luxo com certificações como o inglês BREEAM, o norte americano LEED, ou o português LIDERA (métodos de avaliação de sustentabilidade) que reconhecem o valor do elevado desempenho de um edifício em todo o seu ciclo de vida (construção, utilização e reabilitação). Os empreendimentos avaliados por estas metodologias são ambientalmente mais sustentáveis, tornam os investimentos imobiliários mais atraentes e começam a ser cada vez mais procurados.

O conforto do ambiente interior é talvez o mais básico dos confortos, mas também um dos mais importantes. Este está relacionado com o conforto visual, térmico, acústico e uma boa qualidade do ar interior. O conforto visual integra exigências de uma boa iluminação, acabamentos de qualidade e um desenho arquitetónico bem pensado e funcional. O conforto térmico, acústico e do ambiente interior está ligado não só ao projeto, mas também à fase de obra, e para o garantir, não comprometendo a eficiência energética do imóvel, são necessários um bom dimensionamento e a seleção dos materiais mais adequados. Tudo isto tem um grande impacto na qualidade de vida e saúde dos utilizadores do imóvel e não pode ser visto apenas como um luxo.

Felizmente Portugal tem o que é preciso: arquitectos internacionalmente reconhecidos, indústria desenvolvida para produção de materiais de qualidade e ambientalmente sustentáveis, produtos de design diferenciadores e empresas de construção cada vez mais especializadas. Portugal tem hoje capacidade para construir com um nível de qualidade de luxo.

A utilização de materiais nacionais é uma mais-valia em qualquer projeto pois permite, comparativamente com outros equivalentes importados, reduzir a pegada ecológica resultante do transporte, desenvolver a economia e know-how nacional, e ainda promover o desenvolvimento de novos materiais. A indústria nacional disponibiliza no mercado todos os materiais necessários para uma construção sustentável, de qualidade e de elevado desempenho.

Desde a produção de tijolo cerâmico, tijolo térmico, passando pelos isolamentos térmicos e acústicos, soluções em placas de gesso e até soluções para integrar coberturas verdes o sector da indústria da construção, ao qual o Grupo Preceram pertence, tem capacidade para dar resposta aos mais exigentes clientes. Aliás, o Grupo Preceram produz em território nacional não apenas materiais, mas soluções construtivas que melhoram o nível de conforto, e que em conjunto com soluções de envolvente transparente e acabamentos finais contribuem para um verdadeiro imóvel de luxo.

Back To Top